As Mulheres no mundo dos negócios

Características do empreendedorismo feminino

Atenção e Valorização aos clientes é o foco das mulheres empreendedoras. Dificilmente você encontrará um
cliente que se sinta “mais um” quando se trata de empreendedorismo feminino.

Isso acontece porque é da natureza das mulheres darem mais atenção as coisas, preocuparem-se mais, basta analisar os cuidados com os filhos.

Outro quesito que ressalta aos olhos é que as mulheres investem muito mais em sua capacitação. Pesquisas apontam que as empresárias com no mínimo o ensino
médio completo é superior do que os homens, praticamente o dobro.
Não é pouca coisa não! Isso tudo sem levar em consideração os cursos que as empresárias costumam fazer em maior proporção do que homens.
As empreendedoras costumam procurar por ajuda mais frequente do que os empreendedores, conforme estudos do SEBRAE, isso facilita também o desenvolvimento dos seus negócios.
As mulheres têm mais facilidades em conciliar a vida pessoal e profissional. Também, podemos mencionar o fato de que a maioria das mulheres busca o empreendedorismo feminino para poder ter maior flexibilidade de horários, já para conseguir conciliar a vida pessoal e profissional.

 

O público feminino é mais detalhista e sensitivo, o que pode facilitar no desenvolvimento do negócio, sem contar  o fato de que os clientes costumam se sentirem melhores atendidos por pessoas com essas características.

Outra característica que é encontrada mais no público feminino é a capacidade de cooperação. As mulheres, embora alguns discordem, costumam deixar “de lado” algumas
rivalidades para trabalhar de forma cooperativa, alavancando seus negócios e lucros.
Realmente, as mulheres são muito boas em conseguir parcerias para seus negócios, o que viabiliza um maior ganho.
As características do empreendedorismo feminino não são estáticas, ou seja, existem mulheres que as possuem e outras que não, assim como é possível desenvolvê-las.
Como todo o negócio exige estudo, preparação, competência, dedicação, coragem, análise de custos, entre outras características, pode ser necessária a busca de uma consultoria, assim, consegue-se obter mais conhecimentos e evitar começar o seu próprio negócio de forma errada.

Autora: Glaucinéia Pazini

Reportagem completa na nossa próxima edição com:
Dra. Juliane H. Paixão Caetano
Dra. Alessandra Ruy Guasque
Dra. Tauana Carolyne Barbosa

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*