Glúten ele é ou não um vilão?

Não são raros os produtos que indicam estarem livres desses componentes.

Mas afinal de contas, o que é real e o que não é sobre o assunto?Nas estantes dos supermercados, nãosão raros os produtos com adesivosque indicam estarem livres de glúten ede lactose em suas composições. Issoporque, além de muitas pessoas terem dificuldadede digeri-los ou correm o risco de morrercaso realizem a ingestão desses componentes,há alguns anos é tornou-se tendência eliminaresses componentes em dietas restritivas paraperda de peso.

Glúten

Intolerância ou Alergia?

Atualmente a intolerância ao glúten recebe duas classificaçõespelos especialistas: doença celíaca e sensibilidadenão celíaca. O glúten não é um açúcar, então não ocorreintolerância. Sendo uma proteína, ele provoca alergia. Éimportante deixar clara a diferença, porque essa é a chavepara o tratamento correto da pessoa.

A doença celíaca é uma reação do sistema imunológicoao glúten, caracterizada pela não digestão e pela hipersensibilidadeda proteína. Já a sensibilidade não celíaca secaracteriza quando o paciente apresenta todos os sinais esintomas da patologia mas não a têm geneticamente.Entre os sintomas destacam-se diarreias e prisãode ventre constantes; entre as crianças pode haver onão crescimento e o não ganho de peso e grande distensãoabdominal. Retirar o glúten da dieta emagrece?

Não existe um emagrecimento ao longo do tempo casoseja feita a opção de retirar o glúten da dieta. Existe um emagrecimentoinicial porque corta-se o pãozinho do café da manhãou o misto quente com 100g de presunto e 100g de queijode recheio da padaria. Ao tirar o glúten da dieta, deixa-se deconsumir os 200g de frios que estavam no lanche. Então diminui-se o consumo calórico porque foi reduzida a alimentação.

 

Lactose

Intolerância ou alergia?

Diferente do glúten, a lactose é o açúcar do leite e nãosua proteína. Logo, existe uma intolerância a ela que dificultasua digestão. Ela acontece porque o organismo diminuia produção da enzima lactase, que quebra a lactose.

A diminuição da presença da lactase no corpo pode serleve, moderada e grave – níveis que condicionam os sintomasmanifestados em cada pessoa caso a lactose sejaingerida (mais leves, mais moderados ou mais intensos).

Intolerantes à lactose podem beber leite?

O intolerante à lactose pode consumir produtos derivadosdo leite e a própria bebida. Já a pessoa que é alérgica àproteína presente no leite de vaca não pode ingerir nenhumalimento com leite. A alergia à proteína do leite de vaca éalgo muito específico e que precisa de acompanhamento.Os sintomas acontecem de forma muito imediata e pedematenção no início da amamentação, porque a proteína podeser passada pelo leite materno.Retirar a lactose da dieta não deixa a refeição mais light?O leite com ou sem lactose tem o mesmo valor calórico.O que diferencia o valor calóricos dos produtos lácteos éa redução de gordura. Produtos light são aqueles que têmcomo objetivo reduzir suas calorias. No caso dos produtossem lactose, o objetivo é oferecer um produto sem o açúcaràs pessoas que são intolerantes para que elas possam sebeneficiar dos nutrientes do leite.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*